Seavoices
Principiante

|
 |
« on: January 09, 2008, 09:00:48 PM » |
|
Boas Delta, à quanto tempo... Parabéns pelo excelente trabalho! Já reparei que algumas das minhas sugestões anteriormente dadas estão a funcionar na perfeição!
Após as peripécias que foi com a passagem para o 2.08, não tenho nada a dizer sobre a nova versão, nomeadamente à forma como lida com AVI.
Mas quanto a MKV estou a detectar a seguinte situação:
- Em AAC ainda continua a existir problemas na conversão de audio - Nos MKV, quando se adiciona um ficheiro, na Tab Encoding ele tranca automaticamente o Region para PAL-M/NTSC quando o ficheiro tem o seguintes descrições:
Codec: MPEG-4 AVC Width: 712 Weight: 352 Aspect Ratio: 2.409 Frame Rate: 23,976
Quanto insiro a stream MPV no DVD-Lab detecto que o ficheiro é interpretado com a resolução 720x480 (resolução NTSC já que deveria de ser 576 linhas) e o system como 2:3 pull-down (vem do aspect ratio 2.409???). Em termos de tamanho (minutos) ele interpreta bem e dá sem qualquer problema.
Com estas características ele deveria de interpretar como PAL (embora tenha frame rate de 23,976) ou, pelo menos, deixar seleccionar a opção PAL para deixar ficar os streams a 25 frames. Será pelo Aspect Ratio?
Comparando com um mero AVI:
Codec: XviD Width: 576 Height: 304 Aspect Ratio: 1.895 Frame Rate: 23,976
Este vídeo é convertido nas calmas como PAL e não como PAL-M/NTSC
- Conversão de NTSC para PAL não resulta em termos de audio. Há sempre dessincronismo
Sugestões:
- Para quando a total conversão de AAC? já que a tendencia será para utilização deste codec? - Para quando o join de MKV's utilizando o mkvmerge por exemplo? - Qual a possibilidade de adicionar ao programa um INI que guarde as opções seleccionadas na ultima vez em modo avançado? Exemplo: Quando selecciono para não tratar das legendas, enquanto o programa estiver aberto, ele não volta a seleccionar essa opção, mas quando se reinicia o programa, ele volta a seleccionar. O mesmo acontece para o tamanho máximo de ficheiros ou a Matriz de conversão. Se houvesse um INI ou outro mecanismo para deixar seleccionado as ultimas opções seria excelente.
Abraço
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Avi2iso - Conversor Multimédia - Site oficial
|
 |
« on: January 09, 2008, 09:00:48 PM » |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #1 on: January 09, 2008, 09:22:04 PM » |
|
===== - Em AAC ainda continua a existir problemas na conversão de audio ======
Com a versão 2.08.06 RC1/2 ? que erros dá ?
================= - Nos MKV, quando se adiciona um ficheiro, na Tab Encoding ele tranca automaticamente o Region para PAL-M/NTSC quando o ficheiro tem o seguintes descrições:
Codec: MPEG-4 AVC Width: 712 Weight: 352 Aspect Ratio: 2.409 Frame Rate: 23,976 ==================
Deve ter audio DTS. Eu não mexo neste audio, eu podia fazer em PAL mas perdia a qualidade do audio, e hoje em dia como a maioria dos players lêem NTSC....optei por esta opção.
Se for AAC ou AC3...aí sim, está aberto
Não conheço nenhuma forma de mudar o FrameRate do audio DTS para PAL...daí essa situação, é que não existe mesmo
======== Quanto insiro a stream MPV no DVD-Lab detecto que o ficheiro é interpretado com a resolução 720x480 (resolução NTSC já que deveria de ser 576 linhas) e o system como 2:3 pull-down (vem do aspect ratio 2.409???). Em termos de tamanho (minutos) ele interpreta bem e dá sem qualquer problema. ========
Sim, é mesmo assim. É NTSC, isto é, internamente é 23.976 mas é tocado a 29.97 via pulldown
============================ Comparando com um mero AVI:
- Conversão de NTSC para PAL não resulta em termos de audio. Há sempre dessincronismo =================
Sempre dessincronismo ? tens o FFDSHOW bem configurado ?
o FFDSHOW mal configurado dá esse problema, existe no fórum Dúvidas um caso recente desses
Aconselho-te a usar a versão 2.08.06 RC2....o AVI2ISO configura-te o FFDSHOW
===== - Para quando a total conversão de AAC? já que a tendencia será para utilização deste codec? =====
que erros dá ? era suposto funcionar na versão 2.08.06 RC1/2
===== - Para quando o join de MKV's utilizando o mkvmerge por exemplo? =====
Isso só serve para incluir mais streams de audio, vídeo ou legendas; não serve para fazer join das streams como se fosse o AVIMux-Gui
Mas ele já faz isso usando 2 métodos :
- podes meter 2 MKV e ele junta : não é 100% infalível - metes 1 MKV fazes ADD JOBS.....metes o 2 MKV e ADD JOBS.....depois JOIN JOBS, ficas com 1 DVD com 2 filmes MKV a tocar sequencialmente
======= - Qual a possibilidade de adicionar ao programa um INI que guarde as opções seleccionadas na ultima vez em modo avançado? Exemplo: Quando selecciono para não tratar das legendas, enquanto o programa estiver aberto, ele não volta a seleccionar essa opção, mas quando se reinicia o programa, ele volta a seleccionar. =========
seleccionar as legendas ? se estiverem dentro da mesma pasta do filme ele adiciona automaticamente, se não estiverem na pasta o filme fica sem legendas caso não sejam adicionadas manualmente
===== O mesmo acontece para o tamanho máximo de ficheiros ou a Matriz de conversão. Se houvesse um INI ou outro mecanismo para deixar seleccionado as ultimas opções seria excelente. ======
Algumas opções já grava
|
|
|
|
« Last Edit: January 09, 2008, 10:41:49 PM by Delta »
|
|
|
|
|
Seavoices
Principiante

|
 |
« Reply #2 on: January 10, 2008, 01:34:18 AM » |
|
Pela ordem das tuas respostas. Estou a utilizar o RC2 e tenho o ffdshow bem configurado: - Mantém o Audio em AAC na RC2 e não o converte, nem para MP3 nem para AC3 - Nenhum dos MKV's tem DTS (neste caso todos têm AC3) e o problema continua. Nos AVI ele faz a conversão para PAL a 25, em MKV's ele passa para 29,97 em NTSC. Só mesmo em MKV's. Não tem a ver com a pré-analise que o AVI2ISO faz quando adicionas o filme? - Mesmo sendo NTSC (23 frames) porque é que nos AVI ele passa para PAL a 25 frames e essa opção encontra-se disponível mas com os MKV's essa opção fica desabilitada e trancada a PAL-M/NTSC e passa para 29,97 frames via pulldown. Não deveria de ter o mesmo comportamento que nos AVI sendo que o audio é diferente de DTS? - Noto dessincronismo de audio face ao vídeo. O Audio fica mais curto que o video, ou seja, ou o audio é convertido para PAL e o vídeo não ou então existe outro problema. Testa com um AVI NTSC e vê por ti próprio - O Mkvmerge funciona bem, é uma tool em DOS e tem um GUI bastante intuitivo. Tem uma função de APPEND que funciona bem em MKV's (já o testei e neste momento estou a fazer MKV's mesmo em NTSC como estes MKV's sem problemas). Como n faço DVD's directamente e faço sempre streams audio e vídeo em separado (para depois fazer o mux à minha maneira no DVD-LAB - Embora guarde settings, não guarda todas, sendo chato ter que alterar alguns parametros sempre que reinicio o programa. - Notei tambem que, quando inseres um MKV e ele te tranca as opções de PAL/NTSC, quando adicionas novo job, ele não destranca as opções. Sem fazer restart ao programa, esses campos ficam sempre trancados. Espero ajudar. Abraço ===== - Em AAC ainda continua a existir problemas na conversão de audio ======
Com a versão 2.08.06 RC1/2 ? que erros dá ?
================= - Nos MKV, quando se adiciona um ficheiro, na Tab Encoding ele tranca automaticamente o Region para PAL-M/NTSC quando o ficheiro tem o seguintes descrições:
Codec: MPEG-4 AVC Width: 712 Weight: 352 Aspect Ratio: 2.409 Frame Rate: 23,976 ==================
Deve ter audio DTS. Eu não mexo neste audio, eu podia fazer em PAL mas perdia a qualidade do audio, e hoje em dia como a maioria dos players lêem NTSC....optei por esta opção.
Se for AAC ou AC3...aí sim, está aberto
Não conheço nenhuma forma de mudar o FrameRate do audio DTS para PAL...daí essa situação, é que não existe mesmo
======== Quanto insiro a stream MPV no DVD-Lab detecto que o ficheiro é interpretado com a resolução 720x480 (resolução NTSC já que deveria de ser 576 linhas) e o system como 2:3 pull-down (vem do aspect ratio 2.409???). Em termos de tamanho (minutos) ele interpreta bem e dá sem qualquer problema. ========
Sim, é mesmo assim. É NTSC, isto é, internamente é 23.976 mas é tocado a 29.97 via pulldown
============================ Comparando com um mero AVI:
- Conversão de NTSC para PAL não resulta em termos de audio. Há sempre dessincronismo =================
Sempre dessincronismo ? tens o FFDSHOW bem configurado ?
o FFDSHOW mal configurado dá esse problema, existe no fórum Dúvidas um caso recente desses
Aconselho-te a usar a versão 2.08.06 RC2....o AVI2ISO configura-te o FFDSHOW
===== - Para quando a total conversão de AAC? já que a tendencia será para utilização deste codec? =====
que erros dá ? era suposto funcionar na versão 2.08.06 RC1/2
===== - Para quando o join de MKV's utilizando o mkvmerge por exemplo? =====
Isso só serve para incluir mais streams de audio, vídeo ou legendas; não serve para fazer join das streams como se fosse o AVIMux-Gui
Mas ele já faz isso usando 2 métodos :
- podes meter 2 MKV e ele junta : não é 100% infalível - metes 1 MKV fazes ADD JOBS.....metes o 2 MKV e ADD JOBS.....depois JOIN JOBS, ficas com 1 DVD com 2 filmes MKV a tocar sequencialmente
======= - Qual a possibilidade de adicionar ao programa um INI que guarde as opções seleccionadas na ultima vez em modo avançado? Exemplo: Quando selecciono para não tratar das legendas, enquanto o programa estiver aberto, ele não volta a seleccionar essa opção, mas quando se reinicia o programa, ele volta a seleccionar. =========
seleccionar as legendas ? se estiverem dentro da mesma pasta do filme ele adiciona automaticamente, se não estiverem na pasta o filme fica sem legendas caso não sejam adicionadas manualmente
===== O mesmo acontece para o tamanho máximo de ficheiros ou a Matriz de conversão. Se houvesse um INI ou outro mecanismo para deixar seleccionado as ultimas opções seria excelente. ======
Algumas opções já grava
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #3 on: January 10, 2008, 01:38:03 AM » |
|
======== - O Mkvmerge funciona bem, é uma tool em DOS e tem um GUI bastante intuitivo. Tem uma função de APPEND que funciona bem em MKV's (já o testei e neste momento estou a fazer MKV's mesmo em NTSC como estes MKV's sem problemas). Como n faço DVD's directamente e faço sempre streams audio e vídeo em separado (para depois fazer o mux à minha maneira no DVD-LAB ==========
pois, usas o DVD-Lab com streams elementares
de facto o audio AAC pode não estar a converter assim, nem sei...só testei fazendo o DVD e o ISO ou o multiplex
só dei suporte para AAC na versão 2.08.06
vou ver essas situações, depois digo-te algo
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #4 on: January 10, 2008, 03:24:52 PM » |
|
- Noto dessincronismo de audio face ao vídeo. O Audio fica mais curto que o video, ou seja, ou o audio é convertido para PAL e o vídeo não ou então existe outro problema. Testa com um AVI NTSC e vê por ti próprio
Testei esta situação peguei numa source AVI NTSC 23.976 FPS converti para streams elementares para PAL que é como tu fazes E está sincronizado experimenta fazer o multiplex com o AVI2ISO e depois abre o MULTIPLEX.MPG no WMP até experimentei com o DVD-Lab com as streams elementares e está OK
|
|
|
|
« Last Edit: January 10, 2008, 03:53:43 PM by Delta »
|
|
|
|
|
Seavoices
Principiante

|
 |
« Reply #5 on: January 10, 2008, 06:48:11 PM » |
|
Sim, isso eu detectei e estou a finalizar os meus filmes dessa forma!
A questão é mesmo a diferença de comportamente entre os AVI e os MKV's para ficheiros do mesmo tipo. O comportamento é diferente e acho que não vale a pena estar a alterar para NTSC quando poderemos ter o filme em PAL.
Mesmo fazendo o Join Jobs (tenho estado a testar durante o dia de hoje e está a funcionar bem, se que que o primeiro exemplo não correu como esperava, mas por erro da source) o processo está a funcionar bem!
Outra curiosidade que detectei é que mesmo passando o filme para NTSC, de 23 para 29 frames e fazendo o pulldown, as legendas que insiro no DVD-Lab têm que ter o mesmo framerate que o filme original, ou seja, 23 frames.
É muito estranho...
- Quando à conversão do AAC? Quando esperas ter novidades? - Quando ao guardar todos os parametros utilizados na última vez por default e não apenas só alguns?
Abraço!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #6 on: January 10, 2008, 08:30:02 PM » |
|
============== Sim, isso eu detectei e estou a finalizar os meus filmes dessa forma! A questão é mesmo a diferença de comportamente entre os AVI e os MKV's para ficheiros do mesmo tipo. O comportamento é diferente e acho que não vale a pena estar a alterar para NTSC quando poderemos ter o filme em PAL. Mesmo fazendo o Join Jobs (tenho estado a testar durante o dia de hoje e está a funcionar bem, se que que o primeiro exemplo não correu como esperava, mas por erro da source) o processo está a funcionar bem! ================ Mas há dessincronização ou não ? eu não detectei isso Não estou mesmo a perceber este caso, tudo me correu bem ==== Outra curiosidade que detectei é que mesmo passando o filme para NTSC, de 23 para 29 frames e fazendo o pulldown, as legendas que insiro no DVD-Lab têm que ter o mesmo framerate que o filme original, ou seja, 23 frames. É muito estranho... ================ Não é estranho porque internamente o framerate é 23.976 ===== - Quando à conversão do AAC? Quando esperas ter novidades? - Quando ao guardar todos os parametros utilizados na última vez por default e não apenas só alguns? ======= Sim, estive agora a ver e de facto há pequenos bugs que eu não tinha detectado de interface e fazendo APENAS streams elementares Faz multiplex no AVI2ISO e depois usa o MULTIPLEX.MPG no DVD-LAB.....o audio AAC assim é convertido, o DVD-LAB FAZ DEMUX...por isso não te afecta muito Ou mantém os temporários que a conversão fica feita, o BUG reside em apagar os ficheiros errados APENAS AUTHORANDO STREAMS ELEMENTARES Podes ver esse BUG na sample em baixo, tenta evitá-lo como eu te disse...fazendo o Multiplex ou mantendo temporários http://rs211.rapidshare.com/files/57252071/Partner.2007.DVDRiP.x264.AAC.MatRoska.Sample.NhaNc3.mkvse fizeres streams elementares ficas com AAC, é certo...é bug Relativamente a bloquear o NTSC.....é também pequeno bug de Interface Faz CLEAR FORM que ele desbloqueia, várias vezes se for preciso... São pequenos bugs que só acontecem em circunstâncias muito especiais Vou tentar corrigir quando tiver tempo, mas faz como te disse que resolve Relativamente a salvar algumas características o problema é que os encoders FFMPEG e o VSO só aceita legendas fixas, daí essa situação, vou ver o que posso fazer Não são erros críticos
|
|
|
|
« Last Edit: January 10, 2008, 08:45:49 PM by Delta »
|
|
|
|
|
Seavoices
Principiante

|
 |
« Reply #7 on: January 10, 2008, 10:09:37 PM » |
|
Então quer dizer que durante o processo de conversão para AAC, ele ignora os AC3 e apaga-os e deixa apenas o Extracted Audio...
Vamos esperar pela nova versão!
Thanks pela Ajuda
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #8 on: January 10, 2008, 10:12:48 PM » |
|
Então quer dizer que durante o processo de conversão para AAC, ele ignora os AC3 e apaga-os e deixa apenas o Extracted Audio...
Vamos esperar pela nova versão!
Thanks pela Ajuda
mais ou menos isso, ele converte para AC3...mas apaga-o e deixa o AAC faz como te disse, por enquanto, mantém os temporários, ou opta por fazer o multiplex
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Seavoices
Principiante

|
 |
« Reply #9 on: January 11, 2008, 11:57:38 AM » |
|
Detectei uma nova situação:
- Aquando do pressionar do Clear Form, ele já deixou adicionar os MKV's e seleccionar a opção PAL. Até que chega alguma situação que bloqueia novamente a opção, tendo que fazer Clear Form novamente.
- Ao converter MKV's com audio AAC, o AC3 final fica descincronizado do vídeo sem fazer o Muxing. Ainda não testei para quando ele faz o muxing se ele fica OK ou não!
Apenas como curiosidade, tu definiste o programa para quando desactivar uma opção no Encoding, ele mete que a ComboBox quer o título desta a cinzento. Pois, mas quando adicionas um MKV e ele bloqueia a opção, apenas deixa a cinzento a ComboBox e não o título desta. Certamente que é um bug
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #10 on: January 11, 2008, 12:58:00 PM » |
|
======= - Ao converter MKV's com audio AAC, o AC3 final fica descincronizado do vídeo sem fazer o Muxing. Ainda não testei para quando ele faz o muxing se ele fica OK ou não! =======
testa o muxing, se o muxing estiver sincronizado.....isso é problema do DVD-Lab
podes até testar isso usando o MUXMAN
o MUXMAN está na pasta DVDAuthor dentro do AVI2ISO.
Metes o vídeo + audio, e o MUXMAN faz o DVD
se o Muxman der bem, DEFINITIVAMENTE é o DVD-Lab
O resto dos bugs de interface vou ver quando tiver algum tempo, não são críticos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Seavoices
Principiante

|
 |
« Reply #11 on: January 11, 2008, 06:10:52 PM » |
|
Não tive qualquer problema com o DVD-Lab a não ser nesta situação específica com o AAC
O DVD-Lab ANTES DO MUXING interpreta logo qual a duração do vídeo e noto logo que não está igual. Basta indicar que o audio é mais longo que o vídeo. Não é depois do Muxing que noto isso!
Mas vou fazer o Muxing via AVI2ISO para o comprovar!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #12 on: January 11, 2008, 11:24:32 PM » |
|
Não tive qualquer problema com o DVD-Lab a não ser nesta situação específica com o AAC
O DVD-Lab ANTES DO MUXING interpreta logo qual a duração do vídeo e noto logo que não está igual. Basta indicar que o audio é mais longo que o vídeo. Não é depois do Muxing que noto isso!
Mas vou fazer o Muxing via AVI2ISO para o comprovar!
alguns desses bugs de interface já foram corrigidos na versão 2.08.06 RC2 - Build 11/01/2008 vê lá isso bem, a ver se há mais coisas a corrigir
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #13 on: January 12, 2008, 03:34:00 PM » |
|
a lista completa das correcções da versão de 12-01-2008
- MKV, com som AC3 permitir converter em PAL e NTSC - usando apenas streams elementares, o audio AC3 era apagado nas sources AAC - o audio AAC é mapeado para 5.1 - o default max bitrate passou para 8000 para evitar crashes do CCE em 1 pass
espero que te funcione agora
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Delta
|
 |
« Reply #14 on: January 13, 2008, 03:46:46 PM » |
|
já agora, talvez queiras experimentar o codec CoreAVC dizem que o CoreAVC é dos mais rápidos, e não é FREE http://avi2iso.planetaclix.pt/CoreAVCDecoder.rartens que : - registar o codec no windows, basta fazer : regsvr32.exe CoreAVCDecoder.ax - tens que DESACTIVAR o decoding H264/X264 no FFDSHOW
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|